domingo, abril 18, 2010

Record Store Day 2010


Ontem foi o Record Store Day: o dia das lojas de discos. Elas se uniram para organizar esse evento para deixar claro a sua importância na vida das pessoas e na indústria musical.

Eu quando cheguei aos Estados Unidos percebi que havia uma luta contra as grandes corporações que estavam presentes na maior parte do país, e já faziam parte da vida de todos. O WalMart é o mais atacado destes, pois sua presença em uma comunidade afeta diretamente muitas pequenas empresas, já que eles vendem de tudo.

Quando cheguei, eu achava isso uma bobagem: para mim, se tem o que eu quero, se o preço está mais baixo, e se abrem a loja 24 horas por dia, ótimo! Recentemente tenho mudado um pouco meu jeito de pensar sobre o assunto.

As pequenas videolocadoras foram engolidas pelos gigantes Blockbuster e Hollywood Video. E ironicamente esses mesmos gigantes estão sendo destruídos pelos downloads e as locadoras automáticas (máquinas Red Box). As duas pediram concordata.

É claro que o que me chama mais a atenção são as lojas de música e vídeo, e as lojas de instrumentos musicais. Eu tenho procurado visitar mais e comprar mais nas lojas de instrumentos que são menores. Em especial, a Bass Emporium que mantém não somente um estoque sensacional de baixos e acessórios, mas também oferece serviços únicos como aulas e regulagens e reparos de instrumentos.

No mercado de música e vídeo, as lojas gigantes podem até ter os melhores preços, mas não têm a variedade de títulos que eu gostaria de ver. Eles só têm os últimos lançamentos e os discos historicamente mais vendidos, normalmente as coletâneas. E mesmo as independentes não têm mais aquele estoque todo de antigamente. Talvez seja porque eu só quero discos antigos, mas isso é outra história.

Para tentar diminuir o ritmo do mercado, as lojas independentes organizaram o Record Store Day. Eu estou com os gêmeos pra chegar e portanto num outro ritmo de vida, por isso não deu para ir conferir. Mas vale a pena o registro. Long live the record store!