domingo, janeiro 17, 2010

Quanto tempo duram os CDs?

Como eu já tinha comentado, eu trouxe minha coleção de discos comigo em janeiro do ano passado. Agora estou pensando em como organizá-la, e uma das maneiras seria transformando-a em arquivos e colocando-os em um disco rígido para fácil acesso.
Para economizar espaço, poderia utilizar formatos digitais como MP3, que têm perda na informação, mas que geram arquivos bem menores. A cópia master seria sempre o CD. Mas... quanto tempo será que duram os CDs?
Alguns CDs que tenho já têm quase vinte anos. Comprei meus primeiros CDs em 1989, quando visitei os EUA. Foram eles:
  • Badlands - Badlands
  • Helloween - I Want Out
  • Helloween - Keeper Of The Seven Keys Part II
  • King Diamond - Them
  • Yngwie J. Malmsteen's Rising Force - Marching Out Live
  • Jethro Tull - Bursting Out
Meu objetivo era comprar discos que não tinham sido lançados no Brasil, nem em vinil, e que nenhum de meus amigos tivesse, para expandir os horizontes. O Them eu acabei trocando com o Xanto pelo Whitesnake Slip Of The Tongue, e ele me voltou uma fita virgem Sony, pois o meu disco era importado e o dele não. :) Claro que foi negócio ruim pra mim, mas depois até fez sentido, o Slip Of The Tongue é um dos melhores discos de hard rock que eu já escutei e eu nunca mais ouvi King Diamond.
Mas voltando ao assunto, é difícil precisar, mas tenho lido vários artigos que dizem que os CDs, mesmo prensados, têm uma vida útil de 20 anos. Ou seja, os primeiros CDs que comprei já estão perdendo a validade. Os CDs graváveis têm uma vida útil ainda menor.
Por isso resolvi iniciar um processo de backup de todos os meus CDs. Já que uso a plataforma Apple, decidi pelo formato Apple Lossless, que é sem perda de qualidade, mas que é comprimido, ocupando menos espaço em disco. Um disco normal em formato Apple Lossless fica em torno de 300 a 400 MB.
Para comprovar a teoria dos desgaste de CDs, percebi que alguns dos discos que trouxe do Brasil estavam mofados. Alguns tinham "caminhos" como se algum fungo comesse a parte onde o laser reflete, e nesses caminhos você consegue ver o outro lado do disco. Por consequência, alguns dos discos geraram erros na hora do backup.
Outro dia peguei emprestado vários CDs do meu amigo João, e alguns (poucos) dos CDs dele nem foram reconhecidos pelo meu computador. Melhor prevenir mesmo.
Estou quase acabando, só faltam alguns discos para backup. Depois vou gerar uma versão com perdas (MP3 ou AAC) da maioria deles para poder ouvir no carro e no iPod.