segunda-feira, maio 04, 2009

Pé de galinha


É isso aí, a nova sensação da música americana, que promete agitar o verão por aqui: Chickenfoot (pé de galinha).

Nunca ouviu falar? Começou assim: um cara chamado Chad Smith, que toca bateria em uma banda mais ou menos conhecida chamada Red Hot Chili Peppers, comprou uma casa em Cabo San Lucas, no México. Ahá, já está começando a ligar os pontos?

Os iniciados sabem que quem manda em Cabo San Lucas é um cara chamado Sammy Hagar, cantor e guitarrista que entre outros sucessos, passou uns dez anos cantando numa banda chamada Van Halen. Logo o Chad e o Sammy começaram a fazer uns churrascos juntos, fazer um som, e ficaram amigos.

Daí Sammy pensou, tenho que trazer meu amigo Michael Anthony pra esta festa. Eddie Van Halen o demitiu, azar o dele, sorte minha. Mas quem vai tocar guitarra? Será que Joe toparia? Joe quem?

Satriani, é claro! Vamos convidar ele para fazer um som em Vegas, e ver no que dá? E deu liga: Chickenfoot nascia ali.

Os supergrupos estão de volta! Supergrupo é um conceito antigo: é uma banda formada por músicos já consagrados, como artistas solo ou partes de outras bandas. Começando com o Cream de Ginger Baker, Eric Clapton e Jack Bruce, passando pelos pelos menos conhecidos Badlands de Jake E. Lee, Eric Singer, Greg Chaisson e Ray Gillen, o Desperado de Dee Snider, Clive Burr e Bernie Tormé, e mais recentemente o Audioslave de Chris Cornell e Tom Morello, e o Velvet Revolver de Slash, Scott Weiland, Duff McKagan e Matt Sorum, agora temos Chickenfoot.

As músicas já estão rolando por aí. O disco sai dia 16 de maio, e a música Oh Yeah já está tocando nas rádios aqui de Austin. O som é muito bom, hard rock impressionantemente simples e direto. Confesso que com Joe Satriani no time, achei que as coisas iam ser mais cheias de firulas.

Tomara que isso não faça com que Joe se aborreça e caia fora. Não sei quanto tempo vai durar: a história nos diz que os supergrupos têm vida curta. Então, aproveite enquanto puder! A turnê norte americana promete. O site oficial é chickenfoot.us.

2 comentários:

ARENA disse...

Não to entendendo mais nada.
Só tem uma explicação: eles estavam tentando formar um supergrupo.

Sammy e Michael, antes de formar o Chickenfoot (www.chickenfoot.us) estavam de namoro com metade do The Cult, Billy Duffy e Matt Sorum (ex-guns e velvet revolver). No my space do sammy tem um vídeo que prova isso. Aí procurei do youtube e achei um vídeo deles gravando um som juntos http://www.youtube.com/watch?v=w5GVPhN1g3k.

E agora josé?

Rogério Otto
r|otto comunicação
9923 7070
msn: rockarei@pop.com.br
skype: rogeriootto

Marcel disse...

É isso aí Rogério... o cara já está tentando há tempos! Antes desse esquema com o Billy Duffy (a propósito a música do clipe do YouTube é "Loud" do último disco do Sammy, Cosmic Universal Fashion), ele já tinha tentado com o Neal Schon o Planet Us, e lá na década de 80 o HSAS (Hagar Schon Aaronson e Shrieve - Eu tenho esse CD!)
Volto a pergunta que me fiz outro dia... por que será que ele (Sammy) ainda se preocupa com isso? Ele tem a banda dele, faz shows, enche arenas, enche o bolso de dinheiro, e ainda se incomoda em juntar esses supergrupos, que normalmente têm problemas intrínsecos de egos. Isso prova que ele quer mesmo é agradar os seus fãs e inventar coisas diferentes. Que bom!