segunda-feira, março 22, 2010

E acabou o SXSW...

Foi intenso... participar do evento completo é uma maratona. Como qualquer conferência de qualquer indústria, você assiste palestras, demonstrações, conhece produtos, pessoas, faz contatos, explora oportunidades, e se diverte.
Espero ter tempo durante esta semana para escrever aqui tudo o que vi e ouvi durante o evento. A primeira dica para os artistas brasileiros que estão pensando em participar de eventos como esse no exterior é: venham! Não percam esta oportunidade.
Não é pelo show em si, que cada artista participante tem direito. Em várias ocasiões, pela própria natureza distribuída e a forte concorrência, as bandas tocam para bem poucas pessoas. Claro que é uma curtição fazer um show em um outro país, mas a expectativa do artista não deve estar concentrada no show oficial (showcase como eles chamam). Além deste show, acontece muita coisa.
O primeiro desdobramento é tentar marcar outros shows, em Austin mesmo, durante o período do festival. Vários locais não participantes do SXSW, como livrarias e coffee shops, organizam eventos paralelos. Vários dos próprios locais oficiais do SXSW organizam shows diurnos. Algumas empresas, como a Berklee Music, a Gibson, organizam festas. O lance é tentar fazer as conexões o mais cedo possível.
Eu procurei aproveitar esse festival para conhecer os artistas brasileiros que aqui estavam. Pena que não fiz isso antes... poderia ter ajudado mais o pessoal. Conheci muita banda boa, e muita gente boa. Vou sentir saudade desse povo. Pretendo falar um pouco mais sobre cada um ao longo desse blog, mas em especial rolou uma parceria muito forte com o pessoal da Megarex, da Moxine, e da banda do Pedro Moraes (Pedro, Daniel e Ricardo). Todos músicos talentosíssimos, e gente finíssima.
Fiquem ligados para os próximos posts sobre o SXSW 2010!

Nenhum comentário: