segunda-feira, março 22, 2010

E acabou o SXSW...

Foi intenso... participar do evento completo é uma maratona. Como qualquer conferência de qualquer indústria, você assiste palestras, demonstrações, conhece produtos, pessoas, faz contatos, explora oportunidades, e se diverte.
Espero ter tempo durante esta semana para escrever aqui tudo o que vi e ouvi durante o evento. A primeira dica para os artistas brasileiros que estão pensando em participar de eventos como esse no exterior é: venham! Não percam esta oportunidade.
Não é pelo show em si, que cada artista participante tem direito. Em várias ocasiões, pela própria natureza distribuída e a forte concorrência, as bandas tocam para bem poucas pessoas. Claro que é uma curtição fazer um show em um outro país, mas a expectativa do artista não deve estar concentrada no show oficial (showcase como eles chamam). Além deste show, acontece muita coisa.
O primeiro desdobramento é tentar marcar outros shows, em Austin mesmo, durante o período do festival. Vários locais não participantes do SXSW, como livrarias e coffee shops, organizam eventos paralelos. Vários dos próprios locais oficiais do SXSW organizam shows diurnos. Algumas empresas, como a Berklee Music, a Gibson, organizam festas. O lance é tentar fazer as conexões o mais cedo possível.
Eu procurei aproveitar esse festival para conhecer os artistas brasileiros que aqui estavam. Pena que não fiz isso antes... poderia ter ajudado mais o pessoal. Conheci muita banda boa, e muita gente boa. Vou sentir saudade desse povo. Pretendo falar um pouco mais sobre cada um ao longo desse blog, mas em especial rolou uma parceria muito forte com o pessoal da Megarex, da Moxine, e da banda do Pedro Moraes (Pedro, Daniel e Ricardo). Todos músicos talentosíssimos, e gente finíssima.
Fiquem ligados para os próximos posts sobre o SXSW 2010!

quinta-feira, março 18, 2010

SXSW Keynote: Smokey Robinson

O keynote é o principal evento de uma conferência, é o palestrante mais importante. Este ano no SXSW é o renomado Smokey Robinson. Nos anos 80 ele ficou famoso no Brasil por hits como "Cruisin'" (depois revisitado nas vozes de Gwyneth Paltrow e Huey Lewis no filme Duets) e "Ebony Eyes" (em dueto com Rick James). Hoje ele tem seu próprio selo e é um empresário bem sucedido na indústria da música. O keynote acabou de começar, e é no formato entrevista, não uma palestra. Ele está "contando causos", bem interessante.

quarta-feira, março 17, 2010

Lemmy

A última entrevista do dia no SXSW hoje é com ninguém menos do que Lemmy Kilmister, vocalista do Motorhead. No dicionário, onde está o verbete "bad ass" (fodão) devia ter a foto dele.
Mas nem os fodões escapam do trânsito: Lemmy está atrasado pois ficou preso no tráfego de Austin. Dez minutos, disse a moça, vamos ver.

Brasileiros no SXSW

Eu ganhei de um fornecedor um crachá pra participar do SXSW (South By Southwest), festival, congresso e feira de música aqui em Austin.
Logo no primeiro dia já dei de cara com Rafael Ramos e João Augusto, da gravadora DeckDisc. Para vocês terem uma idéia, eles é que descobriram e lançaram o Mamonas Assassinas, entre outros artistas. São exemplo de sucesso no mercado fonográfico brasileiro. Alguns devem lembrar do Rafael dos seus tempos de MTV. Bati um papo rápido com eles, que pareciam estar com pressa para algum evento.