sexta-feira, março 16, 2007

Sabe o que é SXSW?

SXSW é a sigla para South by Southwest, o maior festival de música e cinema do mundo.
Nunca ouviu falar? Ele está acontecendo esta semana em Austin, Texas.
Durante o dia acontece o congresso e de noite os shows, além da mostra de filmes. No congresso, palestras com pessoas experientes do mercado fonográfico e cinematográfico. Este ano há palestras com Gilberto Gil e Pete Townshend (The Who).
Mais do que 1000 bandas se apresentam, vindas de diversos países, e de todos os estilos. Um comitê seleciona as bandas, que recebem somente um cachê de 215 dólares, ou então um crachá para o congresso por banda e uma pulseirinha de acesso a todos os shows para cada membro. Por isso os grandes nomes raramente vêm. É mais para as bandas que estão começando e querem mostrar seu trabalho. Mas de vez em quando tem alguns artistas razoavelmente conhecidos. Este ano está bom, tem Paula Cole, The Flaming Lips, Charlie Sexton, Sloan, Ozomatli, Patrice Pike, Jimmy Vaughn, The Presidents of the United States of America, Public Enemy, Hawthorne Heights, Hoodoo Gurus, Kings of Leon, Bowling for Soup.
Todos os bares da cidade fazem parte do festival. Cinco ou seis bandas por noite em cada lugar. O problema é que se você não tiver o crachá ou a pulseira, é bem provável que não consiga assitir os shows que quer.
Ano passado, do Brasil só veio o Lenine. Showzaço. Este ano tem alguns artistas brasileiros, como Tita Lima (techno-samba), Debate (emorock berrado), Bonde do Role (funk do Brasil, cadastrado como hip-hop) e Pierre Aderne (MPB). Ah, cuidado, não se deixe enganar: tem uma banda chamada Brazil, mas é americana de nu-metal, nada a ver!
No site www.sxsw.com você pode conhecer os artistas, baixar mp3 e ler tudo sobre o festival.

Um comentário:

Marcel disse...

Ontem conheci o Pierre Aderne, músico brasileiro que veio para o SXSW. Foi a festa de aniversário da loja Ana Brasil aqui em Austin, e eu toquei. Ele apareceu lá com sua namorada, muito simpáticos.