segunda-feira, junho 09, 2008

Ruy Maurity pra vocês


Quem? Ruy Maurity? Quem é esse cara? Achei que esse blog aqui era só sobre rock!

Gosto é gosto e não se discute né? Mas eu tenho uma teoria: as coisas que a gente ouve na infância acabam tendo uma importância maior na nossa memória musical do que as outras que vêm depois. Mesmo coisas de qualidade duvidosa.

Qualidade duvidosa não é o caso de Ruy Maurity. É pura MPB dos anos 70 e 80. Conheci o Ruy através de um disco que meu pai ganhou da RBS, uma "amostra grátis invendável" da Som Livre, era o LP Natureza. São sambas, baiões, música brasileira mesmo, muito jóia.

Passei anos querendo achar isso em CD e infelizmente não consegui. Em janeiro quando estive ao Brasil, já contei a história antes, achei várias coisas interessantes em alguns blogs, e hoje encontrei um post somente sobre o Ruy, neste excelente blog chamado newbrasilmidia:


Claro que o meu preferido é o Natureza... É só baixar, aproveite!

Abraços
Marcel

Mais de Dylan

Bob Dylan está em turnê novamente e passará pelos EUA no verão. Até aí tudo bem.

Agora ele resolveu retomar a voz política dos anos 60 e apoiar Barack Obama, só que exagerou um pouquinho: 

"Bom, você sabe, agora a América está num estado de revolução... a pobreza é desmoralizante. Você não pode esperar que as pessoas tenha a virtude da pureza quando elas são pobres. Mas nós temos este cara aí que agora está redefinindo a natureza da política, a partir do zero, Barack Obama. Ele está redefinindo o que um político é, então nós vamos ter que ver como as coisas vão acontecer. Se eu estou esperançoso? Sim, eu estou esperançoso que as coisas podem mudar. Algumas coisas têm que mudar."

Concordo com ele, que as coisas têm que mudar aqui na América. Mas daí a dizer que Barack Obama está redefinindo a política "from the ground up" é exagero. Mas tudo bem, como a voz de Dylan é uma voz importante, espero que isso sirva pelo menos de incentivo para as pessoas irem às urnas e expressarem a sua opinião. 

sexta-feira, junho 06, 2008

Asia featuring John Payne?

Sempre achei estranho que o site do ASIA (Geoff Downes, Steve Howe, John Wetton, Carl Palmer) era www.originalasia.com, e eles anunciavam com muita ênfase "The Four Original Members of ASIA", inclusive nos shows. Mas até então eu achava que era somente para diferenciar do ASIA que o Geoff Downes mantinha em atividade durante esses anos todos.

Mas não é só isso. Acontece que depois que o ASIA original retornou, os caras que tocavam com o Geoff Downes resolveram continuar a trabalhar como ASIA! Rebatizaram a banda de "Asia featuring John Payne". É mole?

O pior é que conseguem encaixar vários shows, em alguns festivais aí pelo mundo. Tem gente que não se toca mesmo. Vejam o site deles:

http://www.theasiaband.com/

Chegou o novo CD do Journey


Chegou hoje pelo correio o novo CD do Journey, chamado Revelation.

É um lançamento exclusivo do Walmart. São dois CDs e um DVD. Um CD de músicas inéditas, outro de regravações de clássicos, e o DVD de um show, já com o novo vocalista, Arnel Pineda.

Ainda não deu tempo de ouvir bem, mas por enquanto estou adorando. O disco de inéditas inclui uma regravação: "Faith In The Heartland", a faixa de abertura do CD anterior, "Generations". Não sei porque eles incluíram esta, a versão é muito parecida com a original. Mas é uma música boa, então tá tudo certo.

Nos créditos do CD, interessante um comentário de Neal Schon: "Thank you God for the almighty internet and YouTube where I was able to search the world for the voice that has it all...", se referindo a Arnel. Muito engraçado!

Também inclui um instrumental, The Journey (Revelation). A guitarra de Neal Schon faz com que a música não precise de vocais. Ela lembra aqueles instrumentais de rock progressivo dos anos 80, bem jóia.

O problema é o mesmo que acompanha o Journey desde sempre... muitas baladas. Num disco de 11 músicas, são 4 lentas.

O CD de clássicos começa com uma das minhas preferidas, Only The Young. Mas as regravações são virtualmente iguais às originais. Como a voz de Pineda é assustadoramente igual à de Steve Perry, é muito difícil perceber a diferença. Só quem sabe que é uma regravação presta atenção nos nuances.

O DVD ainda não vi. Depois eu conto. Mas o melhor de tudo é o preço do pacote: $11.88!

quinta-feira, junho 05, 2008

Metrô


Apesar de um pouco desatualizada, essa homepage é um pedaço da história do pop brasileiro:
http://www.geocities.com/metro_br/main.html

Descubra tudo sobre o Metrô, a banda de somente um disco, mas que ficou gravada na memória dos trintões brasileiros.

Tem inclusive muitos MP3 pra baixar, inclusive a versão single de Johnny Love, com a participação de Léo Jaime. Pérola!