domingo, julho 12, 2009

United quebra guitarras (ou violões)

Quem acompanha este blog sabe que eu sou fã da Taylor Guitars, fábrica de violões e guitarras que fica no sul da California, na cidade de El Cajon. Inclusive já fiz uma visita à fábrica, um dia coloco as fotos por aqui.
Ao acessar o site da empresa hoje reparei um video de Bob Taylor em resposta a um tal de Dave Carroll. Fui pesquisar o que aconteceu.
Acontece que Dave Carrol (www.davecarrollmusic.com), um músico canadense, teve seu violão Taylor quebrado em uma viagem pela United. O violão foi como bagagem despachada, o que normalmente não é aconselhado. O assunto é bastante discutido em fórums sobre instrumentos na Internet: é perigoso despachar instrumentos em viagens aéreas. Eu já fiz várias vezes, mas nunca com um Taylor. O violão de Dave chegou quebrado e ele foi reclamar com a empresa aérea, que não deu bola, não quis indenizá-lo.
Ele então foi esperto: compôs e gravou uma música chamada "United Breaks Guitars". Fez um vídeo e colocou no YouTube. Marketing viral. Logo logo todo mundo estava falando do assunto e a United o procurou para um acerto. Ele disse que não quer o dinheiro deles, que se eles quiserem podem doar para uma caridade. A história toda está aqui.
Aqui está o vídeo de Dave:
O acidente já ocorreu há um ano. Ele diz que prometeu à funcionária da United que lidava com ele que iria fazer e divulgar três músicas sobre o incidente. A segunda diz ele que já está pronta e o vídeo está a caminho.
E aqui está o vídeo onde ele conta que a United finalmente o procurou para pagar pelo estrago:
E por fim, veja aqui o vídeo de Bob Taylor, bem apropriado pois não somente dá apoio ao cantor que fez propaganda gratuita da marca, mas também faz propaganda do novo serviço da Taylor que agora conserta violões de outras marcas também:
Eu acho esta história sensacional, não apenas pelo problema específico de Dave que ficou sem o seu violão (talvez até não, pois Bob Taylor deve consertá-lo de graça), mas pela consciência que isso vai gerar aqui no mercado americano. Não só a United, mas todas as outras empresas, vão ter mais cuidado com instrumentos daqui para a frente. Ninguém vai querer esta publicidade negativa. Parabéns Dave pela iniciativa!

Um comentário:

ju k disse...

muito bom este post! bju