segunda-feira, julho 13, 2009

Dia Mundial do Rock (no Brasil)

No Brasil a mídia diz que hoje, dia 13 de julho, é o dia mundial do Rock. Dizem eles que isto foi "instituído" porque no dia 13 de julho de 1985 aconteceu o Live Aid (que de rock tem pouco, foi um festival pop). Procurei na internet por alguma referência em inglês para esse dia e não encontrei nenhuma. Minha conclusão é que se trata do Dia Mundial do Rock no Brasil.

Mas por que não celebrar? Escolhi para hoje então recordar a versão metal do Live Aid, chamado Hear'n'Aid. Lembra disso? A mídia não deu muita bola, infelizmente, mas a iniciativa foi sensacional. Inspirada no Live Aid, foi capitaneada por Dio e Vivian Campbell, seu guitarrista na época, hoje no Def Leppard.

Eles conseguiram reunir estrelas do porte de Rob Halford (Judas Priest), Adrian Smith e Dave Murray (Iron Maiden), Geoff Tate (Queensrÿche), Carlos Cavazo e Kevin Dubrow (Quiet Riot), Don Dokken, Yngwie Malmsteen, Vince Neil e Mick Mars (Motley Crue) e vários outros.

Curta aqui a música Stars, vídeo oficial:


Este é o vídeo com os guitarristas. Detalhe especial para o solo de Neal Schon - Neal é o único que faz parte dos dois, Live Aid e Hear'n'Aid:


Aqui tem um especial sobre a iniciativa, em duas partes:



E parabéns ao Dio que fez aniversário (provavelmente uns duzentos e treze anos) dia 10.

Long live rock'n'roll!

Arc Angels at Antone's 2009

Sábado eu, o André e o Rafa fomos ver o Arc Angels no Antone's. Finalmente consegui levar alguém comigo para ver o show dos caras.
Foi um show bem melhor do que a média, a banda estava super sincronizada e com bastante força. O som estava ótimo e a galera curtiu muito. O lugar estava lotado, para variar. Vários posts neste blog falam da banda, então não vou precisar descrever muito. Texas Music no seu auge. Uma aula de guitarra.
O setlist:
  • Paradise Cafe
  • Carry Me On
  • Good Time
  • Always Believed In You
  • Too Many People
  • Sweet Nadine
  • I'm Leaving
  • Crave and Wonder
  • Sent By Angels
  • Oh Death
  • Drifters Escape
  • Spanish Moon
  • Shape I'm In
  • Livin' In A Dream
Encore:
  • Outside Woman Blues
  • Too Many Ways To Fall
Aqui estão os vídeos que fiz (Beth, fiquei com pena e levei a câmera, estes são pra você):

Paradise Cafe

Carry Me On

Good Time

Always Believed In You

Too Many Ways To Fall

domingo, julho 12, 2009

United quebra guitarras (ou violões)

Quem acompanha este blog sabe que eu sou fã da Taylor Guitars, fábrica de violões e guitarras que fica no sul da California, na cidade de El Cajon. Inclusive já fiz uma visita à fábrica, um dia coloco as fotos por aqui.
Ao acessar o site da empresa hoje reparei um video de Bob Taylor em resposta a um tal de Dave Carroll. Fui pesquisar o que aconteceu.
Acontece que Dave Carrol (www.davecarrollmusic.com), um músico canadense, teve seu violão Taylor quebrado em uma viagem pela United. O violão foi como bagagem despachada, o que normalmente não é aconselhado. O assunto é bastante discutido em fórums sobre instrumentos na Internet: é perigoso despachar instrumentos em viagens aéreas. Eu já fiz várias vezes, mas nunca com um Taylor. O violão de Dave chegou quebrado e ele foi reclamar com a empresa aérea, que não deu bola, não quis indenizá-lo.
Ele então foi esperto: compôs e gravou uma música chamada "United Breaks Guitars". Fez um vídeo e colocou no YouTube. Marketing viral. Logo logo todo mundo estava falando do assunto e a United o procurou para um acerto. Ele disse que não quer o dinheiro deles, que se eles quiserem podem doar para uma caridade. A história toda está aqui.
Aqui está o vídeo de Dave:
O acidente já ocorreu há um ano. Ele diz que prometeu à funcionária da United que lidava com ele que iria fazer e divulgar três músicas sobre o incidente. A segunda diz ele que já está pronta e o vídeo está a caminho.
E aqui está o vídeo onde ele conta que a United finalmente o procurou para pagar pelo estrago:
E por fim, veja aqui o vídeo de Bob Taylor, bem apropriado pois não somente dá apoio ao cantor que fez propaganda gratuita da marca, mas também faz propaganda do novo serviço da Taylor que agora conserta violões de outras marcas também:
Eu acho esta história sensacional, não apenas pelo problema específico de Dave que ficou sem o seu violão (talvez até não, pois Bob Taylor deve consertá-lo de graça), mas pela consciência que isso vai gerar aqui no mercado americano. Não só a United, mas todas as outras empresas, vão ter mais cuidado com instrumentos daqui para a frente. Ninguém vai querer esta publicidade negativa. Parabéns Dave pela iniciativa!

sexta-feira, julho 10, 2009

Morreu George Fullerton

George Fullerton era o parceiro de Leo Fender em todas as suas empreitadas. Faleceu no último dia 4 de julho aos 86 anos, com problemas no coração.
Eles começaram a trabalhar juntos em 1948. Leo era o visionário inventor e George era quem fornecia o know-how técnico e as soluções para os problemas na execução das idéias de Leo. Quando Leo vendeu a Fender para o grupo CBS em 1965, os dois juntos montaram a Music Man, eventualmente vendida para a Ernie Ball.
Em 1980, os dois juntos montaram mais uma empresa, a G&L (George & Leo) Guitars que existe até hoje, na Fender Avenue na cidade de Fullerton, CA.
Descanse em paz George. Obrigado por suas criações.

quarta-feira, julho 08, 2009

Mr. Big Reunion

Tomara que vingue... Mr. Big se reuniu este ano para alguns shows no Japão, e vai sair Blu-Ray e DVD em setembro, do show do Budokan que foi dia 20 de junho.
Vai sair também mais uma coletânea dos caras no Japão, que inclui as inéditas Next Time Around (linda) e Hold Your Head Up (cover do Argent - tenho o original em vinil)
E além disso teremos o relançamento do catálogo em SHM-CD (Super High Material CD, vale a pena) e os VHS's em DVD.
Dedos cruzados para eles virem para os EUA. Essa é uma das bandas que está faltando para eu ver antes de morrer. E quem sabe Brasil? Eric Martin já tocou em Floripa, de repente gostou e vai levar os seus amigos pra conhecer... Por enquanto vamos curtindo o que já caiu na rede:


Destaque especial para a linda música nova, Next Time Around, e sua introdução sensacional:
E o making of do vídeo novo:
E tem mais, só procurar no YouTube. Long live Mr. Big!

domingo, julho 05, 2009

The Ultimate Ozzy

Consegui uma pérola do hard rock anos 80: uma versão em DVD do video do Ozzy, The Ultimate Ozzy, com Jake E. Lee na guitarra. Assisti ao VHS milhões de vezes. É daquela época em que a gente dependia de comprar cópias piratas pelo correio, e depois multiplicar entre nós. Então a minha já era cópia da cópia da cópia, no mínimo.
A Sony Music lançou isso em DVD no Japão, e algum maluco colocou na rede. Muito legal! Quer dizer... tem coisas ridículas, como o Ozzy vestido de JR Ewing (seriado Dallas), mas é o retrato de uma época. Para quem não lembra, ou nunca viu, é um vídeo de show, mas começa com um clip da música Shot In The Dark, no qual uma menina que vai ao show do Ozzy se transforma na mulher da capa do disco The Ultimate Sin. E durante o show tem alguns inserts de cenas de videoclip.
Do jeito que foi filmado, fica a impressão que eles misturaram imagens gravadas somente da banda num palco mas sem audiência, com imagens do show mesmo. E um monte de overdubs... o tecladista não aparece mas os teclados estão bem na cara. E em vários momentos o Jake E. Lee está solando e tem uma guitarra base embaixo. Fora os vocais, o Ozzy está muito afinado. :) E como não existia auto-tune naquela época, é overdub mesmo.
É um registro bem divertido, serve como alimento para a nostalgia, as músicas são boas, e eu nunca tinha visto com tanta qualidade. É só relevar as piadas sem graça que está tudo certo.