quarta-feira, dezembro 06, 2006

Quer gostar de death metal mas não consegue?

Sempre que eu converso com meus amigos headbangers fico por fora quando o assunto é death metal. No meu tempo de metaleiro os estilos eram hard rock e heavy metal. Lembro até de uma discussão grande com um sujeito que dizia que Deep Purple era hard rock, e eu dizia que Bon Jovi é que era hard rock. Pra variar, quando se tenta colocar rótulos, não se consegue consenso algum.
Então, do heavy metal que eu ouvia começou a nascer primeiro o thrash metal na Bay Area com Slayer, Metallica, Exodus e em NY aparecia o Anthrax. Alguns começaram a dizer que Helloween era "metal melódico". Até aí tudo bem.
Durante um tempo me desinteressei por heavy metal, continuei só acompanhando as bandas que mais gostava. Quando começou a ficar fácil achar música na Internet voltei a me interessar... eis que já não entendia mais nada: agora tem gothic metal, speed metal, death metal, doom metal, apocalyptic metal, celtic metal, brutal metal, etc. Ouvi dizer que Slayer agora é death metal!
Pra ser bem sincero, nunca fui de estilos, tenho até CD do Roupa Nova. Então isso não me atrai. O que acho engraçado é um moleque ouvir um som e conseguir catalogar: "ah, isso é tribal metal". Ora, o que isso me diz respeito? O "tribal" inventei, assim como inventei o "celtic" no parágrafo anterior e descobri agora que existe mesmo! A título de curiosidade, tem um tópico na Wikipedia sobre isso:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_heavy_metal_genres
Não tenho tempo nem vontade de identificar cada um desses genros, pra mim heavy metal é heavy metal e pronto.
O interessante admiro cada vez mais a musicalidade desse povo. Antigamente o heavy metal era um som mais primal, algo mais de atitude e ritmo do que propriamente melodia e técnica. Vide Max Cavalera que só usa quatro cordas na guitarra. Ultimamente não, é cada vez mais elaborado e difícil de tocar. Os caras têm uns riffs absurdos. Escutei umas bandas novas que estão mandando muito bem, apesar de não ser o tipo de som que eu escute toda hora, mas vale a pena dar uma olhada em Opeth e Lamb of God. Já aquele heavy metal gutural, lento (acho que chama doom metal), eu já não curto. Gosto não se discute. :)
Para você que quer gostar de death metal, aqui vai uma receita:
http://www.wikihow.com/Appreciate-Death-Metal
e se você quer ir mais longe ainda, aqui ensina como cantar death metal:
http://www.wikihow.com/Do-Harsh-Death-Metal-Vocals
Isso realmente eu queria saber se funciona. Diz o guia que qualquer um pode conseguir cantar death metal. Eu sempre achei que era um lance meio genético: ou você consegue fazer aquele tipo de voz por bastante tempo ou não. Será que o guia está correto? Eu não tenho vontade de experimentar... só de pensar em cantar daquele jeito minha garganta já começa a doer. A fenda nas cordas vocais me lembra que ela existe. Mas queria saber se funciona, se alguém realmente pode aprender a cantar death metal. Se você fizer o treinamento ali sugerido, por favor me conte os resultados depois.
Um abraço e até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Bom, pelo que eu entendo de metal, as coisas são mais ou menos assim:

"thrash metal" é exatamente o que o Marcel colocou. Eu só acrescentaria as bandas alemãs Kreator, Sodom e Destruction (que também podem se encaixar no estilo abaixo)

"speed metal" seria uma variante mais rápida do "thrash metal". Como exemplo, eu citaria a banda alemã Sodom (os caras fizeram uma versão muito rápida pra "Ace of Spades", do Motörhead http://www.youtube.com/watch?v=BVULMjI7uO0)
Se bem que, eu já vi um site que classificava as letras dessa banda como "war metal". Pena que esse site saiu do ar...


"death metal" seria uma variante do speed metal, só que com vocal gutural. se bem que existem bandas de "death metal" com vocal de tudo quanto é jeito...
exemplos de bandas: Obituary, Death e ALGUNS ALBUNS do Napalm Death (a maioria dos albums deles são "grindcore", o mesmo estilo do Ratos de Porão. O Napalm e o Ratos se preocupam mais em fazer músicas com letras inteligentes, apesar de ser complicado entender o que eles cantam)

"black metal" seria o estilo mais satanista possivel, com as músicas o mais "disgracêra" possivel. (rápido, pesado e barulhento). A maioria das bandas tem o que chamam de "vocal rasgado", mas muitas tem "vocal gutural".
Exemplos de bandas: Celtic Frost, Marduk, e Venom (a banda que criou o termo).
Aqui vai um artigo interessante: http://whiplash.net/materias/humor/000538.html

o estilo mais curioso seria o "white metal", que consiste em bandas de metal com letras cristãs! Ou seja: a mesma sonoridade de todos os outros gêneros de metal, exceto na letras.

existe um estilo chamado "doom metal", que consiste em músicas lentas, mas tão satanistas quanto as músicas "black metal". A única coisa com sonoridade "doom" que eu consigo ouvir é o cd do Kreator chamado "outcast" (que é muito renegado pelos fãs mais radicais)
Eu já ouvi falar até em "funeral metal", que seria um estilo extremamente lento de metal.