quarta-feira, junho 06, 2007

Christopher Cross é induzido ao South Texas Music Walk of Fame

Se um dia você passar pelo Texas, veja se consegue visitar Corpus Christi.
É uma cidade no litoral do Golfo do México, com um passado ilustre no surf e na música dos Estados Unidos. Também tem poços de petróleo e refinarias, mas é no estilo de vida relax, misturando Texas e Mexico ("Tejano"), que está o seu charme.
Lá tem praias de água limpa e morninha, e também praias de ondas razoáveis para o surf. Tem o Texas Surf Museum, com fotos, vídeos e pranchas que ilustram a evolução do surf. Foi onde nasceu a Eva Longoria (ela hoje vive em San Antonio com o Tony Parker, mas tem muitos parentes em Corpus e os visita frequentemente). E também tem o South Texas Music Walk of Fame. Essa calçada da fama foi criada em 2004 e serve para homenagear artistas que nasceram de San Antonio pra baixo. Estão lá, é claro, a cantora Selena (quase uma santa por lá), o ator/cantor Kris Kristofferson e agora a partir deste último sábado, Christopher Cross.

Se o nome não lhe chamou a atenção, provavelmente você vai lembrar das duas músicas mais famosas dele. Sailing, do seu primeiro disco que lhe rendeu cinco Grammys. E e Arthur's Theme, vencedora do Oscar de melhor canção em 1981. Christopher continuou fazendo música de qualidade, mas há tempos está afastado dos grandes palcos. Ele agora investe em compor para a filha que está iniciando uma carreira artística, e faz shows em locais inusitados como Bangkok.

Fui a Corpus Christi para ver o show que ele fez no sábado, como agradecimento pela estrela na calçada da fama. O lugar foi é claro o Executive Surf Club, um lugar pitoresco de ótima comida e cerveja gelada. Não havia mais de 200 pessoas no local. O único problema foi aguentar uma dupla caipira que fez o show de abertura. Eles até tocavam e cantavam direitinho, misturando elementos do country e do tejano, só que depois de meia-hora começa a encher o saco.

Na sua banda, Christopher tem uma tecladista argentina, que também faz alguns duetos vocais com ele. Apesar de ser argentina, ela manda bem. Eles inclusive estão traduzindo as principais músicas dele para lançar um disco em espanhol. Uma delas foi apresentada, a tradução de "Window" (Ventana).

O show foi sensacional, ele tocando suas guitarras Anderson e seus violões Taylor, sempre com cordas Elixir. Coincidência, pois eu sou um fã das Elixirs e da Taylor também, mesmo antes de saber que ele usava. Ele trocava bastante de guitarras já que várias de suas músicas forem compostas em afinação modal (Sailing por exemplo). E aí é claro, nessas músicas ele não solava.

A galera foi ao delírio com sucessos como Sailing, Arthur's Theme, Never Be The Same, Say You'll Be Mine. No meio do show, ele puxou um violão e fez umas duas músicas sozinho, Think of Laura e Swept Away. Aí música a música, um por um, o resto da banda foi se juntando a ele para um acústico. Depois voltaram com a banda toda para terminar o show com Ride Like The Wind.

No bis eles tocaram mais uma música própria e depois fizeram um medley dos Beach Boys. Claro, como é que eu não estava esperando? Estávamos numa cidade do surf e Christopher é fã declarado de Brian e Carl Wilson. Sua voz ficou igual à de Carl.

Aí ao final, Christopher veio dar autógrafos e tirar fotos, e eu tinha levado o meu violãozinho Baby Taylor. Consegui que ele o assinasse e ainda posasse para foto. Foi muito legal, pra fechar a noite com chave de ouro! Aqui está a foto.

Nenhum comentário: