quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Afinador revolucionário



A TC Electronic lançou um afinador que vai dar o que falar. Para quem não conhece a marca, é bom dar uma conferida. Só para ter uma idéia, um tal Steve Vai está abandonando seu rack de múltiplos efeitos em favor de um sistema deles.
Quem toca guitarra e/ou baixo tem que normalmente afinar uma corda de cada vez, certo? Tocá-la múltiplas vezes, mexendo na afinação enquanto o ponteirinho do afinador vai indicando se está no tom ou fora dele. O afinador cromático já aliviava bastante o trabalho pois não era preciso trocar a regulagem do afinador.
Agora ficou melhor ainda: o PolyTune da TC Electronic capta o som de todas as cordas juntas, e mostra se cada uma delas está no tom, abaixo, ou acima. Funciona para guitarra e baixo (violão não) e para afinações até 2 tons e meio abaixo do normal (menos afinações fora do padrão, como DADGBE ou Drop-D).
Veja o vídeo com o dinamarquês demonstrando, muito "xóia":

É sensacional para quem faz muitos bends no meio das músicas, e não tem roadies ou guitarras reservas. Você pisa no pedal, bate um acorde, ajusta rapidinho as cordas que saíram do tom, e manda bala. Eu ainda não vi funcionando ao vivo, mas tenho minhas dúvidas. Uma delas é que, como diria meu amigo Fabão, a guitarra é um instrumento temperado. Toda guitarra tem imperfeições e muitas vezes você afina as cordas soltas em relação umas às outras, mas ao tocar as notas, precisa ajustar a afinação para compensar estas diferenças de construção. Acredito que neste caso, este afinador vai funcionar como todos os outros.
Me parece ser muito legal e espero que os outros fabricantes corram atrás. Deveria ser uma função padrão de todo afinador. Gostei.

Nenhum comentário: