sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Palhaçada...

O Men At Work foi condenado a pagar uma compensação que pode chegar a 60% de todos os ganhos com a música Down Under, sob a acusação de plágio. A música que teria sido plagiada é de 1934 e se chama "Kookaburra Sits in The Old Gum Tree", de autoria de Marion Sinclair. Foi escrita para ser apresentada em um encontro de Bandeirantes (Lembram delas? Minha mãe foi Bandeirante).

Após a morte de Marion em 1988, os direitos da música foram adquiridos por uma empresa chamada Larrikin Music, e esta empresa resolveu, agora processar os autores de Down Under e a empresa que publicou a música. Dizem eles que o famoso riff de flauta desta música é plágio de Kookaburra. O processo foi julgado e o Men At Work perdeu.

Colin Hay, líder da banda e autor da música, ficou injuriado. Ele não negou a referência a Kookaburra, mas disse que a música já existia antes do riff de flauta ser adicionado. É que um membro da banda começou a improvisar no tema de Kookaburra nos shows ao vivo e isso acabou indo para o disco. Por isso ele acha injusto que por causa da referência, a música toda seja considerada um plágio. "Marion Sinclair nunca percebeu isso. É só por dinheiro... não é justo que somente após 20 anos tenham notado a referência a Kookaburra". (Fonte: BBC News)

Aqui estão as duas para a sua comparação. A meu ver, nada a ver. Se o Coldplay não teve que pagar o Satriani por Viva La Vida, então não é justo que o Men At Work deva pagar esta corporação. O que você acha?

"Kookaburra Sits In The Old Gum Tree"
"Down Under"

Nenhum comentário: