terça-feira, junho 09, 2009

Bem-vindos a bordo do Vôo 666!


Hoje o Iron Maiden lançou o documentário Flight 666, sobre a turnê mundial que eles fizeram em 2008, em 25 países, a bordo do avião Ed Force One, que recebia o número de vôo 666 em todos os trechos.

Por sorte, estava eu sábado à noite em casa, olhando os canais da TV quando de repente vi num canal chamado Palladia, um canal só de música em alta definição, a chamada para o documentário do Iron Maiden. Interessante: eles passaram o documentário no sábado na TV, antes mesmo do lançamento do DVD/Blu-Ray.

Bom pra mim, assisti e gravei. Para quem é fã do Maiden como eu, é indispensável. Mostra a turnê, os shows, os bastidores, o avião, a turma que viajava junto, as horas de folga, o carinho dos fãs e da banda com eles, um filmaço.

Para quem perdeu a turnê Somewhere Back In Time, foi um presentaço para os fãs. Eles tocaram somente músicas dos anos 80, com a exceção de Iron Maiden. Coisas que eu nunca achei que ia ver ao vivo, como Wasted Years e Rime of the Ancient Mariner, estavam lá. Esta última, inclusive, foi a música que Bruce Dickinson mais gostou de poder executar de novo. Ele conta isso no filme.

Vi esta turnê na sua segunda perna, quando eles passaram aqui pelo Texas. Mas era o mesmo show que aparece no filme. Tenho várias fotos, vou ver se consigo publicá-las!

Alguns pontos interessantes:
1. Eles estão ficando velhos... já não aguentam tanto quanto faziam antigamente. Sem um avião próprio não conseguiriam ter feito esta turnê.
2. Eles têm uma paciência enorme com os fãs, mas em determinado ponto do filme eles comentam que tem gente que se passa. Em alguns lugares não puderam nem sair do hotel, e em outros até mesmo dentro do hotel eles não tinham sossego. Interessante pois bate com uma matéria que li no mesmo dia, do Ross Halfin, renomado fotógrafo do rock, na revista Guitar World sobre a indução do Metallica ao Rock and Roll Hall of Fame. Em outro post eu falo sobre isso.
3. Musicalmente estão melhores do que nunca.
4. É emocionante ver a paixão das pessoas... tem uma hora no filme que mostra um moleque chorando porque acabou de ver o Iron Maiden tocar, no final ele faz o sinal da cruz, e olha pro céu agradecendo a Deus. Muito lindo.
5. Falando em Deus, tem uma parte do filme que não precisava... eles acharam um tal pastor evangélico no interior de São Paulo que tem não-sei-quantas-mil tatuagens do Iron Maiden pelo corpo. O filho dele chama-se Steve Harris. Quer ver? http://www.youtube.com/watch?v=mbEWcVbQ5rw

Não espere um vídeo de show. Apenas trechos das músicas aparecem. É um documentário. Mas como bem lembrou o Humberto, o DVD/Blu-Ray traz o documentário e também os vídeos na íntegra, de uma música em cada cidade. Tem Heaven Can Wait gravada em São Paulo no Parque Antarctica e The Clairvoyant gravada na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba. Comprei também o CD com a trilha sonora, e é muito bem gravado por sinal!

Nenhum comentário: