domingo, junho 14, 2009

Coldplay

Semana passada fui ver o Coldplay no AT&T Center em San Antonio. É o estádio onde jogam os San Antonio Spurs, time de basquete quatro vezes campeão da NBA. Fui mais por causa da Gi, minha esposa, que gosta das músicas deles, mas nunca tinha visto nem foto deles. Tem umas músicas boas, mas nada que me arrebate, que deixe os cabelos do braço em pé, sabe?
Me perdoem os fãs da banda, pois eu realmente sou leigo em assuntos Coldplay. Mas o show é muito bom. Os caras realmente sabem engajar a galera, executam as músicas com perfeição, num cenário que a princípio parece simples, mas que vai se modificando ao longo do espetáculo. E ainda reservam algumas surpresas para o público.
As bandas de abertura eram Howling Bells e Snow Patrol. Chegamos tarde e perdemos a primeira. A Snow Patrol já tem um certo renome no cenário do rock alternativo, e também fez um ótimo show. Infelizmente eu só conhecia uma das músicas deles então a experiência foi mais superficial.
O Coldplay já está na estrada faz tempo com esta turnê, já tinham passado pelo Texas em outubro, quando tocaram em Dallas e Houston. Dá pra ver que está tudo ensaiadinho na ponta dos dedos.
O set list está aqui neste link, do site setlist.fm, que por sinal é muito legal. Leigo como sou, senti a falta de "Speed Of Sound", uma das que eu gosto mais. Mas "Viva La Vida", plágio do Satriani ou não, funciona muito bem ao vivo, ainda mais com aquele coro... o povo saiu do show cantarolando aquilo.
Muito interessante como eles se movimentam pela arena, cantando algumas músicas em posições diferentes do estádio, inclusive uma hora bem atrás de onde estávamos. Gostei muito da cover de "I'm a Believer".
Mais para o final do show, uma chuva de confetti em forma de borboletas durante a música Lovers In Japan, um efeito maravilhoso. Descobri neste site que uma empresa de Illinois chamada StrictlyFX é responsável por mais de 30 sopradores que espalham as borboletas pelo estádio.
E neste outro site, li que Chris Martin, vocalista da banda, disse que "mesmo se o show estiver uma merda, tem dois momentos em que tudo vai estar bem: Viva La Vida e quando as borboletas brilham no escuro". E ele tem razão: nestes momentos olhei para o lado e estava todo mundo sorrindo!
Um ponto que me chamou muito a atenção foi a edição de vídeo do que está acontecendo ao vivo e passando nos telões. Normalmente edição de vídeo ao vivo para telão é uma edição lenta, nada muito trabalhado, somente para dar uma experiência melhor para quem não está muito perto do palco. A do Coldplay não: era uma edição digna de DVD de show, com cortes rápidos e sincronizados com as músicas. Procurei para ver se tinha alguém mesmo editando aquilo na mão, on-the-fly, ou se era tudo programado por computador, mas não consegui ver. Provavelmente o editor estava em alguma cabine fechada com vários monitores. Impressionante!
No final, um regalo, eles distribuíram um disco ao vivo para todos os presentes (ou os que tiveram paciência de sair pelas portas onde havia distribuição), entitulado LeftRightLeftRightLeft. Melhor impossível. Tem que tirar o chapéu pros caras.

Nenhum comentário: