domingo, julho 22, 2007

Antes que a música morra...

Este fim de semana não teve shows, então vou falar sobre um documentário que comprei, chamado Before The Music Dies (ou B4MD). Neste documentário de 2006, Andrew Shapter e Joel Rasumussen descrevem o estado atual do mercado fonográfico nos EUA. Eles entrevistaram artistas, produtores, executivos de gravadoras e DJs (não aqueles que "tocam" música eletrônica, mas sim os que tocam músicas nas rádios). Ponteado por performances de vários artistas como Doyle Bramhall II, Dave Matthews Band e Eric Clapton, o filme tenta entender o que está acontecendo com a música de verdade.
Os artistas reclamam muito do que é necessário para que um artista faça sucesso hoje em dia. Já não é de hoje que o que conta mesmo é o visual. Além disso hoje se tem uma cultura muito descartável. Os jovens ficam fãs incondicionáveis de um artista já em seu primeiro disco, para no ano seguinte esquecer completamente dele. E também muito do artista é fabricado, a partir do visual. Não é necessário ser um bom cantor. Há programas de computador que arrumam a afinação de um vocal. Basta ser magrinho e bonitinho. Eles até fazem uma experiência com uma modelo, compõem a música, gravam, arrumam os vocais, depois gravam o vídeo, muito interessante.
Nas gravadoras, um artista tem que vender milhões de discos para conseguir manter seu contrato. Antigamente as gravadoras tinham um cast grande, e investiam a longo prazo. Hoje eles querem o retorno imediato. Em uma das entrevistas, Branford Marsalis (saxofonista experiente, trabalhou com Sting durante vários anos), diz que pessoas como Stevie Wonder, Ray Charles, Bruce Springsteen, não teriam vez no mercado de hoje. E ele está absolutamente correto.
Por outro lado, você não precisa mais das gravadoras. Hoje em dia qualquer um com um Mac ou PC pode gravar um disco. E distribuir pela Internet. Isso me parece a saída para esse impasse. O problema ainda é se fazer conhecido, pois não tem a mídia tradicional que os artistas de gravadora têm. Eu acredito que o marketing também tem que ser feito pela Internet, através de banners em sites conhecidos.
Enfim, blogs como esse aqui têm essa função: dar voz à verdadeira música! Assistam o documentário, se possível. Dá pra comprar a versão download do filme bem baratinho pelo site: www.beforethemusicdies.com. Vale a pena!

Nenhum comentário: