quarta-feira, julho 18, 2007

Queensrÿche

Descoberta do fim de semana: os americanos (e talvez todo o resto do mundo) pronunciam "Queensryk", o "ch" com som de "k". Nunca tinha percebido isso.

Na sexta-feira o André Bastos me ligou: "Vamos no Queensrÿche em San Antonio amanhã?". Eles iriam tocar numa festa de motoqueiros, ao ar livre. Programa sensacional para um sábado. Saímos daqui às 4h30 da tarde e lá pelas 6h30 chegamos no local do show. Os ingressos custavam $35, mas compramos de um cambista por $25 e economizamos $10 cada um. O suficiente para duas cervejas. Era um anfiteatro num parque. Estava meio vazio, uma banda que nem sei o nome terminava a sua apresentação. O vocalista era bom.

Depois entraram os veteranos da banda Axe (não confundir com aquele estilo de som que vem da Bahia). Tocaram um hard rock que está já fora de seu tempo, nada muito excepcional, mas deu gosto de ver que os caras têm idade pra serem meus pais e mesmo assim ainda tocam o que curtem. O vocalista apesar da camisa horrorosa mandou muito bem, não desafinou uma só vez e alcançou todos os tons. Pena que uma das guitarras (uma G&L que eu adoro) não aparecia nada no mix final. No fim do show eu pude dizer isso ao guitarrista, espero que eles prestem mais atenção nisso nos próximos shows.

Ao anoitecer, enfim, começou o Queensrÿche. A banda é formada por Geoff Tate (vocal), Michael Wilton e Mike Stone (guitarras), Eddie Jackson (baixo) e Scott Rockenfield (bateria). Eles já têm uns bons 25 anos de carreira, e continuam com toda a força. Eles tocaram um repertório bem interessante, tocando é claro os megahits mas buscando coisas diferentes do repertório. O set list, anotado pelo André, foi:

The Whisper (Rage for Order)
Damaged (Promised Land)
Breaking the Silence (Operation: Mindcrime)
I'm American (Operation: Mindcrime II)
When the Rain Comes (Q2k)
Bridge (Promisse Land)
Lady Wore Black (EP)
The Hands (Operation: Mindcrime II)
Another Rainy Night Without You (Empire)
I Don't Believe in Love (Operation: Mindcrime)
Eyes of a Stranger (Operation: Mindcrime)
Empire (Empire)

Encore:
Walk in the Shadows (Rage for Order)
Take Hold of the Flame (Warning)
Jet City Woman (Empire)
Silent Lucidity (Empire)

Ele colocou as fotos no seu álbum:
http://picasaweb.google.com/andre.bastos/QueensrycheInSanAntonioJuly2007

E os vídeos no YouTube:
The Whisper:

Bridge:

Walk In The Shadows:

Silent Lucidity:


O show foi excelente, Geoff Tate com a voz impecável. Claro que ao vivo tem alguns agudos que ele evita, e outros ele pede para o povo cantar. Mas a experiência é que conta, e ele guarda a voz de forma muito inteligente. Mike Stone me impressionou, foi a primeira vez que o vi tocando de perto. Claro que continuo rezando toda noite para que Chris DeGarmo volte para a banda, mas depois desse show Mike Stone ganhou meu respeito. Scott continua batendo com muita força na bateria e Eddie sempre seguro no baixo.

Só o fato de ver Walk In The Shadows ao vivo já valeu a viagem. Dois pontos me chamaram a atenção. O primeiro: como o povo de lá é mal educado! Várias pessoas empurrando para chegar mais na frente, parecia que eu estava no Brasil. A namorada do Eddie Jackson (baixista) acompanhou o início do show do meu lado, mas o empurra-empurra era tanto que ela saiu e voltou pro camarim. O outro ponto: por outro lado, como eles adoram o Queensrÿche por lá! Muita gente cantando todas as músicas, inclusive as mais obscuras. Sensacional. Long live the 'Rhÿche!

Nenhum comentário: